Com o objetivo de capacitar residentes para a construção dos projetos de Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), A Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia realizou, na sexta-feira (30/08), a oficina “Pesquisa em Bases de Dados”, como atividade do módulo integrado de Metodologia da Pesquisa 1 e 2. Ação foi realizada no laboratório de informática do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Articulada pelo docente Me. Alexandro do Vale Silva, a oficina contou com 40 residentes em “Programa de residência multiprofissional em Saúde da Família” e “Programa de residência multiprofissional em Saúde Mental”. A atividade foi fundamentada no conhecimento científico e no desenvolvimento de competências profissionais que estão alinhadas com as reais necessidades da população.

Na ocasião, houve uma apresentação expositiva realizada pela assistente de pesquisa da Escola, Me. Lielma Carla, sobre as principais bases de dados utilizadas na realização de pesquisas na área da saúde, no país e no mundo. Em seguida, os residentes utilizaram os computadores do laboratório para conhecer, acessar e realizar buscas nas principais bases de dados científicos.