Os alunos do sétimo ano da Escola Padre Oswaldo Chaves participaram na manhã dessa quinta-feira (19/09), da oficina de educação em saúde com o tema: prevenção do uso de tabaco, álcool e outras drogas. A ação foi realizada pela equipe do Centro de Saúde da Família (CSF) Dona Maria Eglantine Ponte Guimarães, do bairro Dom Expedito.

“Com o objetivo de sensibilizar os adolescentes para a prevenção do uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas; e estimular as práticas e modo de vida saudáveis, com ênfase no autocuidado”, afirmou Angelisa Araújo, gerente do CSF do Dom Expedito.

Na ocasião foi utilizada uma metodologia ativa e participativa com alongamento, vivência de sensações e construção de painéis de hábitos e praticas saudáveis e adoecedores. A ação ocorreu no pátio da escola. Além de contar com a equipe do CSF, contou também com residentes de Educação Física e Odontologia e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

“Esperamos contribuir para a promoção da saúde mental dos adolescentes do território, que apresenta risco para a dependência química e violência autoprovocada” afirmou Noraney Alves, tutora da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.