Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Com o objetivo de ampliar o atendimento para pacientes com sintomas de Covid-19, 18 Centros de Saúde da Família (CSF) da sede de Sobral passaram a funcionar com o horário estendido das 7h às 19h, sem fechar no horário de almoço. A Secretaria da Saúde recomenda que a ida aos postos, neste período, ocorra apenas em casos de extrema necessidade.

“Antes as nossas unidades de saúde funcionavam 40 horas semanais, mas devido essa pandemia montamos essa estratégia para um melhor atendimento da população”, afirmou Regina Carvalho, secretária da Saúde de Sobral.

Os CSFs com horário estendido são o do Nova Caiçara, Cohab III, Terrenos Novos, Vila União, Junco, Parque Silvana (CAIC), Expectativa, Alto da Brasília, Alto do Cristo, Coelce, Padre Palhano, Tamarindo, Estação, Pedrinhas, Sumaré, Parque Santo Antônio, Sinhá Saboia e o da Cohab II.

Facebook

Instagram

falasaudesobral

💥 Exercitar-se é mais do que um hábito, é um investimento em sua saúde física e mental. 💪 Se ainda não se exercitou hoje, lembre-se: cada movimento conta! Vamos lá, levante-se e mova-se!

💡 Dicas valiosas para combater a dengue e proteger sua família! 🦟Assista ao vídeo e descubra como ações cotidianas podem fazer uma grande diferença na prevenção. Juntos contra a dengue! 💪 #CombateÀDengue #Prevenção #ProtejaSuaFamília

falasaudesobral

Vamos ouvir as sábias palavras do nosso amado Zé Gotinha?🌟 💉 Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje: vacine-se! Cada dose é um passo para um futuro mais seguro e saudável.

falasaudesobral

⚠️É sempre importante tomar precauções extras quando se trata de animais peçonhentos durante a época de chuva. Com as chuvas, esses animais tendem a procurar abrigo e podem acabar se aproximando das áreas habitadas. 🔴É fundamental manter quintais, jardins e áreas ao redor da casa limpos, evitando acúmulo de entulhos, folhas secas e madeiras. Também é essencial inspecionar regularmente calçados, vestimentas e roupas de cama que estiveram em locais abertos. 🏥 Em caso de picada, é crucial buscar atendimento médico imediato e tentar identificar o animal agressor, pois isso facilita o tratamento.

falasaudesobral

👶 Hoje celebramos aqueles que trazem luz ao mundo! 🌟 Um grande obrigado a todos os obstetras pelo seu compromisso, cuidado e dedicação inabalável. Vocês são os guardiões da vida, guiando-nos com amor e expertise. 💖 Feliz Dia do Obstetra! 🎉

Bora reforçar os cuidados com a dengue e as arboviroses! A mensagem é leve, mas o assunto é sério. 😸 Cuide da sua casa e mantenha distante o mosquito da Dengue, ninguém merece esse inquilino, né?🏡

falasaudesobral

🏃 O Dia Mundial da Atividade Física é uma data celebrada anualmente em 6 de abril, com o objetivo de promover a importância da prática regular de exercícios físicos para a saúde e o bem-estar. 🚴🏽A atividade física regular traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. Ela não apenas ajuda a manter um peso saudável, como também fortalece os músculos, melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e ainda contribui para o equilíbrio emocional, diminuindo sintomas de ansiedade e depressão.

falasaudesobral

Nesta sexta-feira (05/04), serão realizadas as primeiras cirurgias ortopédicas em crianças com condições como o pé torto congênito e outras deficiências. Ao longo do mês de abril, 12 crianças serão beneficiadas com a ação, que representa um avanço significativo na oferta de cuidados especializados na região. As cirurgias serão possíveis graças ao convênio entre o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral (CPSMS) e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A cirurgia trará alívio da dor e desconforto físico, proporcionando à criança uma transformação no bem-estar não só físico, mas emocional e psicológico. Para o prefeito de Sobral e presidente do Consórcio Público de Saúde, Ivo Gomes, “criança é prioridade das prioridades. Não tem sentido nossa passagem pela vida pública se não pudermos aliviar o sofrimento das pessoas, especialmente das crianças”, enfatizou o gestor. Mãe da pequena Vitória Evily (9 anos), uma das primeiras pacientes atendidas pelo convênio, Amanda Vasconcelos expressou alegria pelo momento, “O sentimento é de gratidão por ter essa oportunidade. Não apenas eu, mas todas as mãezinhas estão se sentindo aliviadas, porque agora teremos uma chance para tornar a vida dos nossos filhos melhor”, disse. O convênio para viabilizar essas intervenções médicas foi oficializado na última terça-feira (02/04) em solenidade que reuniu autoridades locais e representantes das instituições envolvidas. Conforme o documento, o Consórcio Público de Saúde repassará à Santa Casa de Misericórdia R$ 225 mil para realização das cirurgias, entre outras açõe pactuadas A secretária executiva do Consórcio, Andrea Linhares, e a diretora-geral da Santa Casa de Sobral, Regina Carvalho, foram responsáveis por assinar o convênio. Ao todo, estão previstas a realização de 108 cirurgias até o fim de 2024, zerando a fila de espera pelo procedimento.

falasaudesobral

💙 Hoje, 2 de abril, celebramos o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, data que tem o objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. 🤝🏻 Em Sobral, os estudantes da rede municipal de ensino contam com acompanhamento de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de receberem os cuidados dos auxiliares de serviços educacionais.

falasaudesobral

💙Neste mês de abril, celebramos duas importantes causas: o Abril Azul, que destaca a importância da conscientização sobre o autismo, e o Abril Verde, que foca na segurança do trabalho e na prevenção de acidentes. O Abril Azul nos convida a promover a inclusão e a compreensão em relação ao autismo, ao celebrar a neurodiversidade e ao apoiar aqueles que estão dentro do espectro autista. Já o Abril Verde nos lembra da importância da segurança no ambiente de trabalho, buscando prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

falasaudesobral

🏃 Praticar esportes regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde mental. A atividade física libera endorfinas, substâncias químicas no cérebro que atuam como analgésicos naturais e melhoram o humor, reduzindo o estresse e a ansiedade. Além disso, o esporte promove a sensação de bem-estar, aumenta a autoestima e melhora a qualidade do sono. ✔️Portanto, incentivar a prática de atividades esportivas é fundamental para o bem-estar integral das pessoas.

Continuando o nosso papo sobre o Março Lilás, a médica ginecologista e obstetra, Carla Macedo, fala da importância da vacinação para prevenir o câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas ao vírus. A vacinação contra o HPV é fundamental para a saúde, pois ajuda a prevenir infecções e complicações futuras. Ela está disponível na rede pública de saúde para meninos e meninas de 9 a 14 anos. É uma forma eficaz de proteger a saúde, reduzir o risco de câncer do colo do útero, verrugas genitais e outros problemas de saúde associados ao vírus.