Vacinas são fundamentais para nos proteger de doenças infecciosas que vão desde a infância até a vida adulta, e essa proteção começa na primeira infância, período que compreende dos primeiros meses de vida até os seis anos de idade. Pensando na necessidade cada vez maior de reforçar o acesso a informação sobre as vacinas, a Secretaria da Saúde, por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, realizou a palestra “A importância da vacinação na primeira infância”, na última segunda-feira (30/05), na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, como parte das ações da XII Semana do Bebê de Sobral.

O encontro teve como palestrante a pediatra do Trevo de Quatro Folhas, Juliana Rodrigues Pinto (CRMCE 8450 RQE 5003), que explicou sobre o calendário vacinal infantil e quais imunizantes são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela também aproveitou para tirar dúvidas comuns de pais e guardiões. “Uma das principais dúvidas que os pais trazem é: meu filho está gripado, ele pode se vacinar? E a resposta é: sim. Ele pode se vacinar mesmo gripado”, afirmou a médica.

Atualmente, 48 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Destas, 18 são vacinas só para crianças e adolescentes.

Além da palestra, o momento teve também a entrega do certificado Selo Trevo de Quatro Folhas, a premiação se refere ao trabalho realizado em 2021 que possibilitou que não houvesse nenhum óbito materno, fetal e infantil evitável no território daquele Centro de Saúde da Família (CSF). De acordo com o gerente do Trevo, Carlos Romualdo, é sempre uma alegria entregar o selo. “Esse selo mostra o comprometimento das equipes no trabalho prestados à população”, reforçou.

Criada pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de ação intersetorial, que reúne as principais políticas públicas municipais em favor da primeira infância. Em sua XII edição, a ação é coordenada pelo gabinete da Vice-Prefeita, com o apoio das secretarias municipais dos Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas); da Educação (SME); da Saúde (SMS); da Cultura e Turismo (Secult); da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel); e do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma).