O Laboratório de Citopatologia da Saúde da Mulher de Sobral, responsável pelo processamento e análise de materiais coletados na prevenção ginecológica de Sobral e de outros 33 municípios da região norte, analisou 15.674 lâminas de material recolhido de janeiro a maio de 2022. O objetivo principal do serviço é o rastreamento e seguimento do câncer de colo uterino, o terceiro mais frequente na população com útero no Brasil.
O laboratório faz parte da Célula da Saúde da Mulher, da Secretaria da Saúde de Sobral. Lá, as lâminas são recebidas, codificadas, realizado processamento, coloração e analisadas pelas citotécnicas e citopatologistas. Os resultados analisados são lançados no Sistema de Informação do Câncer do Ministério da Saúde, conforme explicou a gerente da célula, Suelem Dias.
Além de ser o terceiro tumor mais frequente, ele também é a quarta causa de morte por câncer mais comum entre pessoas com útero, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Sua incidência fica atrás apenas do câncer de mama e do colorretal.
Suelem destaca que “o câncer de colo do útero tem como principal agente causador o HPV (papiloma vírus humano), transmitido por relações sexuais. Por isso os cuidados para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são todos úteis também nesta prevenção”, explicou.
A vacina contra o HPV, tem como função prevenir doenças causadas por este vírus, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero, vulva, vagina ou ânus. Esta vacina é aplicada na forma de injeção, e é oferecida gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos.