A Secretaria da Saúde (SMS), por meio do programa Centro de Referência em Infectologia (Cris), em parceria com o Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase (Mohan), iniciou, na última quarta-feira (08/09), uma ação de educação e conscientização nos Centros de Saúde da Família (CSFs) de Sobral.

O objetivo principal das atividades é alertar para a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da hanseníase, que é feito na região por meio do Cris de Sobral. A ação contará com cinco etapas. O primeiro momento é de educação permanente e está acontecendo nas salas de espera dos CSFs. Em sequência, serão realizadas sensibilizações com agentes comunitários de saúde, rodas de conversas com profissionais da saúde da rede pública, buscas ativas e momentos de reintegração social.

A hanseníase é uma doença crônica causada por uma bactéria que pode ocasionar a alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidades permanentes.

A Secretaria da Saúde, por meio da coordenadoria de Atenção Especializada e gerência da Célula de Saúde da Mulher, realizou, na última sexta-feira (10/09), um mutirão com realização de 10 biópsias mamárias com atendimento exclusivo. De março a agosto de 2021, foram realizadas 54 biópsias mamárias em mulheres sobralenses, garantindo o diagnóstico precoce e tratamento adequado para esse público. Saber mais em saude.sobral.ce.gov.br

Olha só que coisa boa! Em audiência nesta segunda-feira (13/09) com o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, o prefeito Ivo Gomes recebeu o documento de desapropriação do Hospital Dr. Estevam, que se tornará o primeiro hospital público municipal de Sobral, após doação do equipamento para a Prefeitura. “Grande dia para a saúde pública de Sobral! Nossa comunidade agradece ao governador por essa conquista e a seu braço direito, Nelson Martins, pelo fundamental apoio”, destacou o prefeito por meio de suas redes sociais. Gostou? Vem saber mais em sobral.ce.gov.br

Sei que você vai querer ser uma de nós, vacinad@s! 💉 Nesta quarta-feira (15/09), a vacinação é destinada aos jovens de 16 e 17 anos e, ainda, jovens de 12 a 15 anos com comorbidade, cadastrados no VacinaSol. 📍Centro de Educação a Distância (CED) 📍UFC (campus mucambinho) Não esqueça a documentação necessária!