Referência na formação e capacitação dos profissionais da saúde, a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) ganhou, na quinta-feira (12/05), o Anexo Tomaz Martins Júnior. O novo prédio amplia e moderniza as instalações da Escola, que atua há mais de 20 anos no município.

Com um investimento superior a R$2,8 milhões, o novo prédio tem auditório com capacidade para 270 pessoas, laboratório multifuncional, biblioteca, área de convivência, refeitório, sete salas de aula, sala de reuniões e sala administrativa. Com três pavimentos, o novo prédio conta com elevador, acessibilidade e rampa de ligação ao prédio existente.

A secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, destaca que a Escola tem fundamental importância para a formação profissional assim como para a história da Saúde no município. “Inaugurada em 2001, a Escola de Saúde Pública iniciou os trabalhos junto com a modernização dos serviços de saúde, como a implantação da Saúde na Escola e do programa Saúde da Família, e o objetivo dela é a formação dos profissionais para trabalhar a saúde na comunidade, junto à família. Essa mudança iniciada há 20 anos tirava o aspecto de saúde voltada para o atendimento hospitalar, buscando a promoção da saúde e fortalecimento da Atenção Primária”, explicou a secretária.

Com a ampliação, a gestora ressalta que o local poderá oferecer novos cursos, inclusive técnicos, na área da Saúde. “Vamos entrar com o pedido junto ao Ministério da Saúde para ofertar os cursos técnicos para Agente Comunitário de Saúde e Agente Comunitário de Endemias. Mas, além disso, a Escola agrega ainda todos os estudantes da área de Saúde de Sobral e região para que eles tenham essa formação mais humanizada e voltada para a Saúde Comunitária”, enumerou Regina.

A vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, que representou o prefeito Ivo Gomes na solenidade, destacou a importância do equipamento para o município. “Fui egressa da escola, tendo feito minha primeira residência em Saúde da Família aqui, assim como muitas turmas formadas aqui atuam em Sobral e região. A Escola de Saúde Pública tem um papel muito importante na formação de uma saúde humanizada, uma saúde que seja de acesso a todas as pessoas”, afirmou a gestora.

Também estiveram presentes, o deputado federal Leônidas Cristino, o chefe do Gabinete do Prefeito, David Duarte; os secretários Herbert Lima (Educação), Kaio Dutra (Trânsito e Transportes), Sandra Arcanjo (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Emanuela Leite (Segurança Cidadã) e Andrezza Coelho (Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social); o coordenador de Obras da Secretaria da Infraestrutura, João Paulo Siqueira; o presidente da Câmara dos Vereadores de Sobral, Paulo Albuquerque (Paulão); os vereadores Roque Hudson e Alessandra Pontes; o diretor da ESP-SV, Neto Arruda; representantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú; e Vanessa Martins, viúva do homenageado Tomaz Martins Júnior.