Desde o último dia 22 de maio, a Prefeitura de Sobral vem seguindo o protocolo de tratamento recomendado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará para pacientes com coronavírus.

A terapia combina o uso do corticoide prednisona e do antibiótico azitromicina em pacientes a partir do quinto dia de sintomas - e que não precisem ser internados. Até o momento, já foram distribuídos 157 kits de tratamento.

De acordo com Josiane Dorneles, assessora técnica da Secretaria da Saúde, o tratamento é recomendado para pessoas que estão com sintomas respiratórios mais graves, mas que não têm indicação de internação e que estão nos grupos de risco (idosos, gestantes e pacientes com doenças associadas).

A entrega da medicação está sendo feita nos postos de saúde, após uma avaliação do quadro do paciente. Caso ele apresente um quadro mais grave, com frequência respiratória alterada, diarreia e que apresente fatores de risco (estando até o quinto dia com sintoma), o kit é prescrito.

“As pessoas que testaram positivo para Covid-19 e que estejam fazendo tratamento em casa, se houver piora nos sintomas, os remédios são prescritos ou o paciente é encaminhado para internamento hospitalar”, disse Josiane. Ela lembrou que a medicação é prescrita apenas nas unidades de saúdes e que, em alguns casos, como pacientes mais idosos, a medicação é entregue em casa.