O Centro de Infectologia/COAS esta inserido na Atenção Especializada do município de Sobral, atendendo na macrorregião, sendo Sobral e mais 54 municípios.

Faz atendimento e acompanhamento de pessoas que vivem com HIV/AIDS, hepatites virais B e C e outras IST(Infecções sexualmente transmissíveis), pessoas com tuberculose(resistente e multi resistente), toxoplasmose e Leishmaniose. Oferecendo os serviços de consultas médicas, atendimento multiprofissional e dispensação de medicamentos. Treinamento e capacitação para a rede de atenção primária do município e realiza ações intersetoriais em prédios públicos e/ou privados, praças e outros, sobre a importância com a saúde sexual e reprodutiva, relacionadas as IST/HIV/AIDS.

O atendimento se dá por meio de encaminhamentos da rede de atenção a saúde(para casos sintomáticos) ou por demanda espontânea, sendo ofertados neste serviço, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais B e C), exames de bacterioscopia, PPD e acompanhamento de mulheres com HIV/AIDS durante período gestacional.

O Centro de Infectologia tem como objeto principal o cumprimento das metas estabelecidas no plano municipal da saúde de Sobral 2018-2021, que preconiza realizar (anualmente) ações de promoção da saúde e prevenção das IST, ampliação de 100% de executores de TR anti HIV na APS, oferta regular de TR em gestantes e seus parceiros e parceria, ações de cuidado integra com pessoas vivendo com HIV/AIDS e parceria com a ASTRAS e Rede de Solidariedade Positiva.

O serviço funciona de segunda a sexta feira, das 07:00 as 16:00horas, sendo 09:00 horas de atendimento diário, sem intervalo de almoço.

A equipe é dirigida por uma gerência e atende com uma equipe multiprofissional, Assistente Social, Bioquímicos, Enfermeiras, Farmacêutico, Médicos, Psicologo, Técnicos em Enfermagem, Auxiliares de laboratório, Auxiliares de escritório, Serviços Gerais e Vigilantes.

Endereço:

Rua Antônio Félix Ibiapina, 931, Coelce